Em colaboração com os financiadores acima referidos, estamos a proceder à execução das obras do armazém, à aquisição de maquinaria industrial e às instalações hidráulicas e eléctricas. Agradecemos a colaboração e o apoio que tornam possível o andamento deste projeto.

As Escolas Irmã Giuliana estão localizadas na Comunidade Vila Garibaldi, no bairro da Serrinha, em Fortaleza, área com necessidades urgentes, que apresenta altos índices de vulnerabilidade e exclusão social, ocupações não reconhecidas pela regulamentação urbana oficial denominadas “favelas”. Esta zona periurbana de Fortaleza sofre com baixas pressões, fugas e racionamento na rede pública de distribuição de água, onde é frequentemente registada a presença de poluentes biológicos e patológicos provocados pela falta de manutenção e ligações clandestinas. A má qualidade da água ingerida é um dos fatores, segundo estudos internacionais, que reduz drasticamente a assiduidade dos alunos nas aulas.

Diante dessa situação, queremos promover, por meio da energia solar fotovoltaica, o acesso à água de qualidade para os alunos das Escolas Irmã Giuliana e vender o excedente à comunidade a preço de custo para garantir a sustentabilidade financeira e a continuidade do projeto.

Através do processo de osmose reversa, a água proveniente de um poço profundo será tornada potável e distribuída para as seguintes instituições de ensino: Creche Giuliana Galli, Creche Gotas de Amor, Pré-Escola Filantrópica Irmã Giuliana e Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Giuliana Galli .

O corpo docente de cada etapa educacional – Infantil e Fundamental – organizará aulas temáticas com os alunos e encontros com suas famílias para difundir conhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Inovando a Parceria Público-Privada no Brasil, o projeto Gocce d’Amore estabelece novas oportunidades baseadas nos eixos Educação, Tecnologia e Meio Ambiente, definindo estratégias para mitigar vulnerabilidades socioambientais em áreas periurbanas, fortalecendo lideranças locais, capacitando profissionais e gerando empregos através de um Mercado Solidário da Água económica e socialmente sustentável através do uso de garrafas reutilizáveis ​​e energias renováveis.